Quais as demais áreas da Odontologia que se beneficiam com o uso da PRF?

As demais áreas da Odontologia que se beneficiam com o uso da PRF são a Periodontia, Implantodontia, Endodontia, Cirurgia, e Harmonização Facial.

Na Periodontia, podemos utilizar a membrana da PRF no leito de áreas doadoras de tecido conjuntivo para conforto pós-operatório e hemostasia. Como também associar com enxerto gengival livre em recessões gengivais classe 1 de Muller e ainda em defeitos intraósseos, recessão gengival, defeitos de furca, preservação de alvéolos de extração e cicatrização acelerada de feridas.

Na Endodontia, dentes que sofreram trauma e imaturos com ápices abertos, é possível uma regeneração tecidual, utilizando membrana de PRF condensando-a intracanal, promovendo o fechamento apical radicular.

Na Cirurgia, após exodontia como preservação alveolar utilizamos PLUG de PRF melhorando o arcabouço estimulando a angiogênese, em exo de terceiros molares o coágulo da PRF promove o conforto pós operatório.

Na Comunicação Buco Sinusal, para se conseguir o fechamento era muitas vezes conseguido com deslocamento do corpo adiposo de Bichat, entretando a PRF tem mostrado resultados previsíveis em muitos trabalhos realizados.

Na HOF utilizamos o iPRF na forma líquida induzindo a produção   de colágeno e elastina suavizando as rítidis da face, sendo um excelente bioestimulador autólogo.

Na implantodontia utilizamos para enxertias, ROG, levantamento de seio maxilar, em perfurações da membrana de Schneider, na superfície do implante, como membrana reabsorvível, em defeitos de fenestração e deiscências ósseas em segundo tempo cirúrgico.  Em leito ósseo de perfuração para implante extremamente cortical. Em cicatrizadores, minipilares com carga imedita.

Rogério Ribeiro

Especialista em Implantodontia; Mestre em Implantodontia; Coordenador do Curso de Implantodontia da ACDC (Campinas – SP); Coordenador dos Credenciamentos em L-PRF e habiltação em Venopunção; Especialista em Harmonização Orofacial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *