Odontologia do futuro: por onde começar e como me preparar?

A odontologia do futuro começa por mudanças no cotidiano de acordo com a nova realidade, entender quais as mudanças ocorreram e ainda ocorrem é necessário para enxergar as novas perspectivas, possibilidades e assim criar novos objetivos otimizando recursos tecnológicos e de equipe. Porém, para que tudo prospere, toda e qualquer mudança deve partir do líder da equipe.

O bom líder tem a habilidade de conduzir toda a equipe de forma coesa, em alguns casos antecipar cenários futuros e criar estratégias para a concretização. O líder deve ser a base para quem a equipe sempre irá reportar ao buscar inspiração para seguir na nova odontologia e alcançar ótimos resultados.

odontologia-do-futuro

Em todas as áreas profissionais a tecnologia de algum modo já é presente, e este cenário não irá mudar. O avanço tecnológico é parte crucial da evolução há tempos e que segue nos tempos de hoje em uma crescente surpreendente.

A odontologia por sua vez ganha cada vez mais espaço neste contexto, empresas de materiais odontológicos, equipamentos e softwares estão investindo cada vez mais neste seguimento para acompanhar o mercado atual e futuro.

A preparação para a odontologia do futuro requer um olhar crítico e real da profissão, além da atualização constante por parte do profissional em áreas que muitas vezes não fazia muita importância, mas que são hoje indispensáveis para o sucesso, como por exemplo saber sobre estratégias de marketing, conceitos e técnicas odontológicas atualizadas, assim como a utilização dos softwares e equipamentos desenvolvidos para a área.

A tecnologia tem a capacidade de modificar-se e crescer em tempo e proporção muito elevada, cabe ao profissional estar atento e preparado para seguir este crescimento de forma a otimizar tratamentos e entregar o cliente a nova odontologia.

Sérgio Candido Dias

Especialista em Prótese Dentária, FORP- USP; Mestre em Reabilitação Oral, FORP- USP; Doutor em Reabilitação Oral, FORP- USP; PHD em Engenharia de Materiais; Coordenador do Curso de Mestrado e Prótese Dentária da São Leopoldo Mandic; Diretor do Hospital Odontológico IMPLAR®.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *