Planejamento Digital do Sorriso

Dr. Ricardo Bertholdi

Antes de começarmos a falar sobre o Planejamento Digital do Sorriso, é importante ter em mente que ele, o Planejamento Digital do Sorriso, é um dos elementos contidos nos pilares de todo tratamento reabilitador, a saber: biologia, função e estética.

Esses pilares são indissociáveis e, para tanto, precisamos tê-los em harmonia.

Ao iniciarmos um planejamento reabilitador, precisamos realizar um correto diagnóstico e, da mesma maneira, um correto planejamento.

Entretanto, não nos esqueçamos de que, para cada tratamento, podem existir mais de uma opção possível e viável, estando todas corretas.

Porém, apenas uma será ideal para aquele caso, naquele momento, sob aquelas circunstâncias.

Odontologia estética e funcional Guiada pela face

Existem vários parâmetros que irão guiar a avaliação e desenho do sorriso, como linha média dentária e linha média facial, curva e altura do sorriso, proporção dental e interdental, entre outros.

O desenho digital do sorriso deve seguir uma sequência lógica, de fora para dentro (externa para interna) da análise do paciente: facial, dentofacial, dentogengival e dentária (intra e interdentária).

O enceramento digital nos fornece informações tridimensionais da posição, tamanho e forma dos dentes, sendo a base diagnóstica para o planejamento restaurador, cirúrgico e até mesmo ortodôntico.

Com o planejamento digital do sorriso 3D, que é realizado através de softwares como Exocad, NemoSmile, Blender, Meshmixer, entre outros, podemos fazer a impressão do modelo em uma impressora 3D a fim de realizar o ensaio restaurador estético (mockup motivacional), etapa muito importante, pois valida o planejamento digital do sorriso.

Mockup Motivacional - Ensaio Estético do sorriso

Veja agora um trecho da palestra sobre esse assunto!

O desenho digital do sorriso como ponto de partida para o tratamento reabilitador

Como ponto de partida para o diagnóstico e também planejamento reabilitador, considerando a tríade, biologia, função e estética, podemos iniciar por qualquer um dos pilares.

Entendemos que uma maneira bem assertiva de iniciar o planejamento é através do pilar ESTÉTICA.

Sempre procurando manter os aspectos biológicos e funcionais em harmonia. Jamais haverá estética sem que os aspectos biológicos e funcionais estejam corretos.

Plano Estético Horizontal e Linha Média facial

Veja agora um trecho da palestra sobre esse assunto!

Digitalização do paciente permitindo mais precisão e previsibilidade

O DSD é uma ferramenta conceitual multiuso, que pode ampliar a visão diagnóstica, melhorar a comunicação e aumentar consideravelmente a previsibilidade do tratamento.

O DSD permite uma análise cuidadosa das características faciais e dentais do paciente, juntamente com outros fatores críticos que possam ter sido esquecidos durante avaliação clínica, fotográfica ou diagnóstica baseada no modelo de estudo.

O desenho de linhas de referência extra e intra-orais, fotografias digitais em uma sequência predeterminada pode ampliar a visualização do diagnóstico e ajudar a equipe de especialistas a avaliar as limitações e fatores de risco de um determinado caso, incluindo assimetrias, desarmonias e alterações  dos princípios estéticos

Veja agora um trecho da palestra sobre esse assunto!

Gostou do conteúdo?

Esse foi um trecho da palestra apresentada no evento PRODIM (Protocolo de Reabilitação Oral Digital Medens), que aconteceu nos dias 22 e 23 de Julho de 2022 em Campinas/SP. O evento reuniu mais de 200 participantes, contando com 12 palestrantes e o lançamento do livro PRODIM para todos os presentes.

Confira mais informações sobre o evento clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *