Aspectos biológicos de células e moléculas interagindo no microambiente de implantes dentários: a biologia por trás da osseointegração

Dr. William Zambuzzi

Cada vez mais se discute processos de inovação na área de implantes dentários, sobretudo buscando oferecer aplicação de avanços em biotecnologia ao seu desempenho e, desta forma, alterando seu tempo de osseointegração e, consequentemente, a reabilitação do paciente.

Cabe destacar que eventos de osseointegração tende a recapitular mecanismos biológicos já amplamente conhecidos na osteogênese e, desta maneira, implantes dentários de vanguarda deverão buscar oficializar esses eventos através de previsibilidade de respostas biológicas que resultem na aceleração da síntese de novo do osso ao redor do implante, estabelecendo predicados de estabilidade e desempenho.

Neste contexto, embora ligas de titânio desempenhem funções bem definidas e garanta seu sucesso clínico, na maioria das vezes essas aplicações biotecnológicas se concluem na proposição de novas superfícies, superfícies bioativas, com características de super-hidrofilicidade capazes de estabelecer ponto de partida importante quanto a interação com moléculas e células.

Quais as etapas biológicas que regem a osseointegração de implantes dentários?

A biologia envolvida no microambiente ao redor dos implantes dentários é bastante complexa e não há consenso sobre os eventos biológicos hierárquicos associados aos estágios iniciais da osseointegração.

No entanto, este capítulo revisa as descobertas atuais no campo da osseointegração e traça um quadro das etapas biológicas dos estágios de sua condução, os quais são agrupados aqui em 06 estágios muito bem definidos, como segue, os quais estão esquematizados na figura abaixo:

  1. Contato da superfície do implante com o sangue do hospedeiro;
  2. Interação e revestimento por proteínas do sangue;
  3. Formação do coágulo sanguíneo/tempestade de fatores de crescimento;
  4. Diferenciação das células;
  5. Crescimento ósseo aposicional e angiogênese;
  6. Turnover ósseo.
Panorama das etapas biológicas hierárquicas envolvidas durante a osseointegração. Este é um panorama das principais etapas envolvidas na osseointegração e reforça a importância do contato dinâmico das superfícies dos implantes com os hemocomponentes, que desencadeia respostas biológicas precoces ao iniciar a adsorção competitiva de proteínas e posterior interação com as células, culminando na diferenciação osteoblástica, mineralização da matriz extracelular e, posteriormente, a remodelação óssea por estimular mudanças no fenótipo de osteoblastos e osteoclastos, a partir de células indiferenciadas, caracterizando os mecanismos hierárquicos envolvidos com o sucesso da osseointegração dos implantes dentários.

Veja agora um trecho da palestra sobre esse assunto!

Coágulo sanguíneo interfere na osseointegração de implantes dentários?

Por sua vez, a vascularização exerce papel crucial na consolidação óssea e microambiente periimplantar, principalmente considerando o mecanismo de acoplamento entre as células ósseas e as células do endotélio por sinais angiócrinos direcionando as atividades das células ósseas.

Figura 2. Esquema descreve detalhes dos eventos biológicos hierárquicos de osseointegração e sugere 6 estágios distintos. A osseointegração de implantes dentários recapitula os mecanismos anteriormente descritos para a cicatrização do tecido, onde se espera que haja uma harmonia entre as superfícies do implante e os componentes do sangue nos primeiros eventos quando ele é implantado no osso inteiro.

Veja agora um trecho da palestra sobre esse assunto!

Quais parâmetros biológicos devem ser considerados na proposição de uma superfície bioativa de implantes dentários?

A eficiência da adesão celular e o desempenho à primeira vista requerem um revestimento bioativo e seletivo de proteínas plasmáticas capazes de ativar posteriormente as integrinas e, neste sentido, atualmente se sabe que superfícies hidrofílicas desenvolvem melhor esses eventos biológicos precoces de osseointegração.

Veja agora um trecho da palestra sobre esse assunto!

Gostou do conteúdo?

Esse foi um trecho da palestra apresentada no evento PRODIM (Protocolo de Reabilitação Oral Digital Medens), que aconteceu nos dias 22 e 23 de Julho de 2022 em Campinas/SP. O evento reuniu mais de 200 participantes, contando com 12 palestrantes e o lançamento do livro PRODIM para todos os presentes.

Confira mais informações sobre o evento clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *