Nos tempos atuais, é de vital importância o conhecimento dos implantes utilizados nas cirurgias dentárias, visto que são utilizados em diversos tratamentos. Existe a constante necessidade de se avaliar os implantes dentários e seus componentes, tendo em vista as frequentes alterações de forma geométrica e propostas de novos sistemas protéticos.
Além disso, há um crescente número de fabricantes buscando soluções que muitas vezes estão nos materiais envolvidos ou tratamento de superfície. Neste trabalho, serão avaliados dois tipos de implantes mais utilizados pelos implanto-dentistas, a saber: hexágono externo e cone morse; utilizando a técnica de elementos finitos através do software Ansys Workbench. Buscar-se-á compreender o comportamento de ambos, em situações idênticas, visando determinar o melhor para cada situação.
Os resultados encontrados mostraram que olhando do ponto de vista dos implantes, o sistema que sofre menos tensão é o hexágono externo, tanto para 6 quanto 4 implantes, embora o sistema com 6 implantes apresente uma eficiência muito maior. Já do ponto de vista do osso cortical, o melhor sistema seria o hexágono externo (no sistema com 4 implantes, pois o com 6 os valores das tensões são equivalentes), mas novamente, o sistema com 6 implantes apresenta maior eficiência que o sistema com 4 implantes. Contudo, essas tensões não são suficientes para levar todo o sistema à falha.